A indústria 4.0, resultado da quarta revolução industrial, é um avanço dos sistemas industriais de produção.

Industria 4.0


Hoje, estamos saindo de um processo produtivo automatizado para algo mais elaborado em relação às tecnologias e que se baseia na velocidade dessas transformações. Falando do contexto histórico, a revolução Industrial original foi impulsionada pela descoberta do uso das máquinas a vapor para otimizar o processo produtivo na indústria. Logo após veio a segunda grande transformação nas empresas, por causa do uso da eletricidade. A terceira ruptura industrial aconteceu com o uso da tecnologia da informação, internet e eletrônicos que automatizaram a produção. Hoje, já estamos percebendo a chegada da quarta revolução industrial. As principais características dessa transformação estão representadas pela junção de tecnologias e a velocidade, causando impactos em todo negócio, desde a liderança — que deve estar sempre atualizada e responder rapidamente às mudanças — até o cliente, que estará mais exigente e participante em relação aos produtos ou serviços oferecidos. 

Principais características da indústria 4.0

Na indústria 4.0, a união das tecnologias compõe um cenário totalmente novo e necessário para o ambiente empresarial. A inteligência artificial (AI) é uma evolução da computação. A AI pode ser um hardware ou software que responde de forma inteligente aos padrões de um banco de dados, com o intuito de otimizar a produção.
A fábrica inteligente terá disponível em sua produção a inteligência artificial que, em conjunto, por exemplo, com a internet das coisas (IoT) — que é a internet integrada a itens utilizados no dia a dia — e o cloud computing — um serviço que disponibiliza o armazenamento de arquivos ou banco de dados em servidores acessados pela internet — vai agilizar e transformar toda a cadeia produtiva de um negócio. Uma indústria 4.0 tem algumas características que devem ser consideradas, como a interoperabilidade, que é a comunicação entre máquinas, sistemas, dispositivos e pessoas.
Essa integração de tecnologias e pessoas dá autonomia aos sistemas que possuem inteligência artificial porque, por meio dos padrões de produção, eles conseguem tomar decisões simples e descentralizadas, outra característica da quarta revolução industrial.
A transparência da informação e a assistência técnica são as duas outras características que definem a fábrica inteligente ou indústria 4.0.

Benefícios da implantação de uma indústria 4.0

A indústria 4.0 pode trazer muitos benefícios confiáveis e consistentes em vários setores da empresa. Citando um deles, temos os impactos favoráveis que causarão na saúde e na segurança dos funcionários. Outro ponto positivo vai ser percebido no gerenciamento de estoques que podem ser controlados eficazmente, em todos os níveis do processo de fabricação e também de entrega. O controle dos resultados da empresa vai ser mais fundamentado, substancial e garantido. Os benefícios para a empresa, tanto em relação ao processo de produção e gerenciamento da indústria quanto na relação com o cliente, são enormes, até porque a característica principal das indústrias 4.0 é a velocidade.
A dinâmica do mercado na quarta revolução industrial vai ser totalmente diferenciada — será marcada pela agilidade na informação, inovação e resposta da empresa ao mercado. Por isso, existe a necessidade de as empresas se adaptarem às novas tecnologias o mais rápido possível e perceberem a importância da atualização constante na área de tecnologia da informação.
Principais desafios da indústria 4.0 Os benefícios da fusão entre as tecnologias na fábrica inteligente vão ser importantes para a empresa que quer se manter forte no mercado. Contudo, a indústria 4.0 oferece desafios também. Com a integração do sistema e o maior acesso aos dados, problemas de segurança necessitarão de atenção redobrada.
Os problemas técnicos também são fatores que devem ser observados com maior cuidado na fábrica inteligente, porque as interrupções de produção vão acabar saindo muito caras ao empresário. Então, a integração de tecnologias ao sistema de produção, a formação de resultados confiáveis e a estabilidade dessa integração serão os outros grandes desafios da indústria 4.0. Mas como será a relação da quarta revolução industrial com o pessoal da fábrica? Na fábrica inteligente, a ideia é que o processo de produção tenha o menor controle humano possível, contudo mantendo a produtividade ou até a aumentando.